A Importância do planejamento

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Escrito por Elisandro Vieira

Imagine-se duvida-caminho (1)fazendo uma viagem, sem saber como você vai, qual o caminho tomar, o que você vai fazer, quando sairá e quando voltará. Difícil não?

Por mais simples que seja a viagem ou atividade que será feita, sempre é necessário se fazer um bom planejamento.

Para uma empresa não é diferente. Com o aumento da concorrência em todos os setores o planejamento tornou-se fundamental para todos os ramos, independentemente do seu tamanho, pois é o planejamento que indicará para onde a empresa vai, e quanto tempo levará para atingir o objetivo proposto.

O planejamento é a tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes de a ação ser necessária. Planejar consiste em simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação necessários e os meios adequados para atingir os objetivos, por isso o planejamento facilita a tomada de decisões.

O planejamento permite que a empresa anteveja as turbulências e tenha planos para quando isto acontecer, possibilitando que torne-se mais competitiva e obtenha melhores resultados.

Como desenvolver o planejamento de sua empresa:

Inicialmente é importante definir o que se pretende com a empresa, para onde se quer ir;

– qual o produto ou serviço a ser comercializado;

– qual o público quer atender (segmentar);

– qual a região que pretende atuar;

– qual o seu posicionamento (diferenciais da sua empresa);

Definido em que mercado atuará é preciso fazer uma análise interna e do ambiente em que a empresa está inserida:

–  Quais as forças da empresa e dos concorrentes;

– Como potencializar as suas forças;

– Quais as fraquezas da empresa e dos concorrentes (sim, todos têm fraquezas);

– Como amenizar as suas fraquezas;

– Quais são as oportunidades para o seu negócio;

– Como aproveita-las;

– Quais são as ameaças para o seu negócio;

– Como minimizá-las;

Agora que você já tem uma análise da empresa e do mercado, vamos dimensionar a capacidade de entrega de produtos ou serviços da empresa e traçar os objetivos de vendas. Este planejamento é fundamental pois não adianta ter como objetivo uma quantidade que não poderá ser atingida, quer pela capacidade de absorção do mercado ou pela sua capacidade de produção.

Para finalizar o planejamento é importante definir qual o retorno esperado e fazer uma análise financeira, levantando despesas, custos e receitas, para se verificar se os objetivos traçados serão suficientes para atingir as expectativas.

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