5 dicas para ajudar a manter clientes

 foto elisandro Escrito por Elisandro Vieira

É muito importante para uma marca atrair consumidores em potencial e expandir o seu alcance. No entanto, isso não significa deixar os antigos de lado. Inclusive, é muito mais barato para as empresas manter um cliente já conquistado do que conseguir novos. Fidelizar clientes vai muito além de oferecer bons produtos. O consumidor é ávido por inovação e procura o mesmo nas marcas que consome.

1.Conheça seu público;

O primeiro passo para fidelizar clientes é conhecer muito bem seu público. Para isso, analise o perfil das pessoas que já frequentam seu estabelecimento (ou daquelas que você gostaria que frequentassem). Cuidado para não se pautar só por aparências! Dados são importantes e você precisa deles para validar suas impressões. Uma boa dica é coletar informações sobre os atuais clientes no momento da compra. Para entender como seu público-alvo pensa, realize pesquisas sobre seus anseios e expectativas e preferências.

2.Produza conteúdo interessante e de qualidade;

Depois de conhecer as preferências e anseios dos seus clientes, você pode investir em produção de conteúdo que seja de seu interesse. Independentemente do formato do conteúdo, os consumidores de hoje valorizam muito mais as marcas que possuem os mesmos valores que eles.

Essa é uma ótima estratégia de manter clientes, pois ao produzir conteúdo específico para seu público-alvo você atrai, envolve e gera valor para seus consumidores, que irão criar um vínculo com sua marca. E o melhor: uma estratégia de conteúdo tem um custo até 50% mais baixo que os métodos de marketing tradicionais! Sua empresa já tem um blog ou um perfil ativo em redes sociais? Pense nisso!

3.Busque a excelência no atendimento;

Esta é, talvez, a etapa mais importante para manter e fidelizar clientes. Segundo relatório da Gartner, consultoria voltada a pesquisas de mercado, em apenas alguns anos 89% das empresas vão competir, principalmente, no que diz respeito à experiência do consumidor. Isso significa que quem não investir pesado em oferecer a melhor experiência dificilmente vai se destacar no mercado.

Além disso, um bom atendimento ainda é a forma mais barata de marketing, pois um cliente satisfeito tem grandes chances de se tornar um promotor da marca, indicando-a para amigos e parentes. Se sua empresa fizer seus clientes se sentirem especiais, você não terá de gastar muito com propaganda paga, pois os próprios clientes vão divulgar sua marca. Em outras palavras, o bom e velho boca a boca.

4.Invista no pós-venda;

Um erro muito comum é pensar que a experiência de compra do cliente termina quando ele adquire o produto. Este é um pensamento equivocado, pois cada compra pode ser o início de um relacionamento de longa data entre o cliente e a marca.

Isso só acontecerá, no entanto, se o cliente sentir-se especial. Por isso, não perca a oportunidade de conquistá-lo! Existem uma infinidade de ações que a empresa pode tomar para encantar o cliente:

  • Mantenha a comunicação com o cliente, envie um e-mail de agradecimento pela compra, nutra-o com conteúdo que seja de seu interesse, mande um cartão em datas comemorativas, mantenha-o informado das novidades, ofereça “mimos” a cada compra, enfim, incentive seu cliente a realizar próxima visita à loja;

  • Pessoas gostam de se sentir importantes e com seus clientes não será diferente! Ofereça eventuais promoções exclusivas, como um cupom de desconto personalizado baseado no histórico de compra. Este tipo de abordagem favorece um relacionamento mais pessoal entre marca e cliente pois mostra que você já o conhece bem e, principalmente, se preocupa com a satisfação e felicidade dele.

  • Em caso de dúvidas ou reclamações tente, sempre que possível, resolver o problema de forma simples e rápida, pois uma das maiores reclamações contra empresas diz respeito justamente ao serviço de atendimento ao cliente (SAC);

  • Por último, mas não menos importante, peça o feedback dos seus clientes a respeito da experiência de compra em sua loja. Dessa forma, você poderá identificar as falhas no seu serviço e trabalhar em cima delas para garantir a satisfação do consumidor.

5.Permaneça em constante melhoria;

Nada é tão bom que não possa melhorar. Por isso é importante sempre parar para pensar no que se pode melhorar. O feedback dos clientes é uma ótima ferramenta que serve como ponto de partida, mas não é a única forma. Manter-se atualizado sobre tendências, formas de atendimento e marketing pessoal são ótimas formas de continuar avançando, afinal o mercado está em constante processo de mudança e você não vai querer ficar para trás!.

Se os passos acima lhe parecem difíceis de pôr em prática, faça um cadastro que entraremos em contato, a VendaBem Consultoria, possui profissionais qualificados e experientes para ajudar a manter clientes fiéis à sua empresa.

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